No Brasil, radicalização vem de longe
25 de setembro de 2022
No Dia D, o Brasil não escolhe o melhor
29 de outubro de 2022
Exibir Tudo

Nasce um líder

Rafael Fonteles em campanha/Imagem: Jovem Pan.

O governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), é forte candidato a ser um novo líder da política estadual.

Sua estreia nas urnas se dá de forma surpreendentemente espetacular. Ele se elege governador no primeiro turno e com uma maioria superior a 300 mil votos sobre o principal concorrente, Silvio Mendes (União Brasil).

No resultado final, Rafael obteve 1.115.139 votos (57,17%), contra 811.806 votos (41,62%) de Sílvio.

O candidato da oposição liderava a corrida pelo Governo do Estado até poucas semanas do pleito. O candidato do PT virou o jogo na reta final.

É certo que muito de sua eleição Rafael deve ao ex-governador Wellington Dias, que se fixou em seu nome com boa antecedência. Ou seja, houve tempo para preparar o candidato.

Wellington também traçou estratégias para a campanha. Uma delas foi nomear o então secretário de Fazenda como coordenador do ProPiauí, para torná-lo conhecido nos municípios e aproximá-lo das lideranças.

Também pesaram significativamente na eleição de Rafael a força eleitoral do ex-presidente Lula e a máquina partidária e de poder.

Não deve ser desconsiderado o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), seu companheiro de chapa e um mestre na costura de acordos nos bastidores.

Além das expectativas

Mas é inegável que o candidato fez pessoalmente a sua parte, ao buscar alianças, bater perna atrás de voto, enfrentar com serenidade e segurança os debates e levar a sua mensagem ao eleitor.

Até então, o governador eleito ainda não havia disputado no Piauí nem eleição para sindicato.

Nos tempos atuais, ninguém enfia candidato ruim de voto goela abaixo no eleitor.

A escolha se dá na cúpula, mas o escolhido deve fazer por onde cair na graça do eleitor.

Nesse sentido, Rafael se desdobrou como candidato e foi muito além das expectativas do PT e dos aliados.

Daí porque, com a sua juventude, o conhecimento que tem da gestão pública, a capacidade de aglutinação que demonstrou na campanha e a retumbante vitória nas urnas, se credencia a ser o líder absoluto da segunda geração do PT no Piauí.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *