A História
Zózimo Tavares tem 40 anos de profissão, completados em agosto de 2020. Sua primeira redação foi a do jornal O Dia, de Teresina, onde começou em 1º de agosto de 1980 como revisor de telex. Corrigia os despachos das agências de notícias transmitidos via telex para a redação.
À maneira de um telegrama, os textos chegavam em caixa alta (letras maiúsculas). A missão do revisor era marcar para o setor de composição o que efetivamente deveria ficar em maiúsculas, bem como observar a acentuação, pois o texto original não trazia cedilha, circunflexo nem til.
As agências mandavam, além de notícias, artigos, crônicas e outras modalidades de textos jornalísticos. Foi da observação atenta desse material e de suas variações que tirou as matrizes do seu texto quando foi transferido para a reportagem.
Antes de ser contratado como jornalista, aos 18 anos, trazia a experiência da publicação de um jornalzinho mimeografado editado em Água Branca pelo grupo de jovens.
Era nesse jornalzinho que exercitava os conhecimentos adquiridos através de um curso de jornalismo por correspondência que fez quando tinha 15 anos, morando ainda em Água Branca.