O jornalista Zózimo Tavares comemorou em 2019 os 30 anos de sua carreira literária com uma exposição montada no Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), no Espaço Cultural Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí.

A exposição sobre o escritor foi um dos espaços mais visitados do Salipi.

A mostra foi levada em seguida para o Centro de Educação de Tempo Integral Monsenhor Boson, em Água Branca, a sua primeira escola.

Também foi montada na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Pirajá.

Depois, foi levada aos Salões do Livro de Valença (SaliVa), Bom Jesus (SaLiBom) e Parnaíba (SaLiPa).

A exposição

Intitulada “Zózimo Tavares – 30 anos de trajetória literária”, a exposição reuniu, em dez painéis, fotos sobre lançamentos de livros do escritor, charges e depoimentos sobre a sua obra, além da cronologia da publicação de seus livros e de suas frases de humor.

Foi a segunda exposição sobre a atividade literária de Zózimo Tavares. A primeira foi no Salão Internacional de Humor do Piauí, em 2006, quando frases de seu livro “Filosofia Barata” foram ilustradas por chargistas e cartunistas e transformadas em painéis expostos na Praça Pedro II, alcançando também grande visitação.

A trajetória

Iniciou sua carreira literária em 1989, com a publicação do livro “Falem Mal, Mas Falem de Mim”, de humor político, que já alcançou a sua 3ª. edição.

Nestas três décadas de atividade literária, publicou com regularidade livros de humor, cordel, jornalismo, literatura e biografias.

Desde 2002, ocupa a Cadeira 34 da Academia Piauiense de Letras, da qual é presidente desde janeiro de 2020.