Nossos corações batem por Kiki
22 de julho de 2021
A Missão Ciro Nogueira
1 de agosto de 2021
Exibir Tudo

João Salgueiro, exemplo de educador

Professor João Salgueiro, diretor do CETI Monsenhor Boson

Recebi, com muita tristeza, a notícia do falecimento, em Teresina, na tarde desta quinta-feira (29/07), do professor João Sagueiro da Silva, diretor do CETI Monsenhor Boson, de Água Branca.

Ele tinha 44 anos de idade e morreu vítima de complicações da Covid-19. Estava internado desde o dia 22 no Hospital da Polícia Militar (HPM), onde fazia tratamento.

O professor chegou a compartilhar em suas redes sociais o registro do momento em que recebeu a primeira dose da vacina contra a doença.

João Salgueiro era formado em Química e Física. Sua inesperada morte comoveu a cidade, onde era muito querido como educador e amigo.

Desde 2014 atuava como diretor do Centro de Ensino de Tempo Integral Monsenhor Boson.

Um diretor amigo dos alunos

Há dois anos, pude testemunhar a sua devoção ao magistério. Fui a Água Branca para a exposição sobre os 30 anos de minha atividade literária, montada justamente no Monsenhor Boson, minha primeira escola.

A exposição foi organizada por ele e pela professora Cianira Carvalho Moura, com a participação de outros professores e de estudantes.

Nos três dias do evento, eu via o diretor sempre presente à escola, rodeado de alunos, que tratavam com ele dos mais diferentes assuntos em clima de absoluta camaradagem.

Por essa época, ele estava empenhado na climatização da escola. Já havia recebido da Secretaria de Educação os aparelhos de ar refrigerado.

Fiz alguns contatos em Teresina procurando ajudá-lo e soube que o problema estava na insuficiência da rede elétrica.

Fica o exemplo

Até então eu não o conhecia, mas a partir daí ficamos em contato permanente. A última mensagem dele para mim foi no dia 7 deste mês. A última mensagem minha que ele visualizou no WhatsApp foi no dia 12.

Soube no dia 22, pela professora Cianira, que ele havia sido transferido para Teresina em estado grave.

Lutou, mas infelizmente foi vencido pela terrível doença.

Expresso meu profundo pesar à sua família, aos alunos, professores e servidores do Monsenhor Boson e a seus amigos.

Que a alma do professor João Salgueiro descanse em paz e que ele viva no seu grande e belo exemplo de educador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *