Aquele jovem que virou irmão mais velho
13 de outubro de 2020
Nazareno Araújo e seu último sonho
16 de dezembro de 2020
Exibir Tudo

De dez eleições, tucanos perdem a primeira em Teresina

A eleição do Dr. Pessoa (MDB), hoje, como prefeito de Teresina põe fim a uma longa história de vitórias do grupo que domina o Palácio da Cidade até 31 de dezembro.

Desde o restabelecimento das eleições diretas para prefeito de capital, em 1985, o grupo hoje liderado pelo prefeito Firmino Filho não perdia uma.

A primeira vitória, em 1985, foi com o então deputado federal Wall Ferraz, tendo o deputado estadual Deoclécio Dantas como vice.

À época, ainda não havia PSDB e os que viraram tucanos depois, em 1989, estavam abrigados no PMDB.

Esse grupo ganhou a eleição seguinte, em 1988, com o então deputado federal Heráclito Fortes.

Nos dois pleitos, o grupo derrotou um forte candidato do governo, Átila Lira, secretário estadual de Educação. Ele concorreu pelo PFL.

A derrota de um mito

Nova vitória em 1992, agora já como tucanos. O eleito foi o professor Wall Ferraz, que naquele pleito derrotou os esquemas do PFL e do PMDB.

Em 1996, com Wall Ferraz sepultado na metade do mandato, o PSDB elegeu o economista Firmino Filho, secretário municipal de Finanças, para seu primeiro mandato de prefeito, no segundo turno, disputando com o deputado federal Alberto Silva (PMDB), um mito da política piauiense.

Firmino foi reeleito em 2000 e elegeu o sucessor, Silvio Mendes, secretário municipal de Saúde, em 2004, no segundo turno, concorrendo com Adalgisa Moraes Souza, do PMDB. Silvio se reelegeu no primeiro turno.

Com um ano e pouco no segundo mandato, saiu da Prefeitura para concorrer ao Governo do Estado, nas eleições de 2010, entregando o cargo ao vice Elmano Férrer.

O voo de volta

Nas eleições de 2012, o prefeito Elmano (PTB) havia se transformado em adversário dos tucanos e foi derrotado pelo deputado estadual Firmino Filho, no segundo turno. O tucano se reelegeu para o quarto mandato no primeiro turno, em 2016, vencendo o Dr. Pessoa, à época filiado ao PSD.

Agora, nas eleições de 2020, os tucanos perdem a sua primeira eleição em Teresina, no segundo turno, depois de nove vitórias consecutivas.

Nesses embates, os tucanos atropelaram nas urnas lideranças como Alberto Silva, Ciro Nogueira e Wellington Dias (duas vezes).

Não há nenhuma outra capital brasileira onde um mesmo grupo tenha passado tanto tempo no poder, pelo voto popular, o que valoriza muito a vitória do Dr Pessoa.

Em resumo, o fato é que hoje sucumbe uma hegemonia de 35 anos. Para o bem ou para o mal? O tempo dirá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *