Presidente do Supremo condena gasto de dinheiro público com festas
7 de agosto de 2022
Mike Stricklin, um mestre
4 de setembro de 2022
Exibir Tudo

Pesquisa aponta vitória de Silvio no 1º turno

Gráfico da pesquisa/Reprodução: TV Clube

A primeira pesquisa do Ipec (ex-Ibope) sobre as eleições majoritárias no Piauí indica que o ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil) tem chance de vencer a eleição para governador no primeiro turno.

Ele aparece com 38% das intenções de voto, seguido de Rafael Fonteles (PT), com 23%; Gessy Lima (PSC): 3%; Coronel Diego Melo (PL): 2%; Geraldo Carvalho (PSTU): 2%; Gustavo Henrique (Patriota): 2%; Lourdes Melo (PCO): 1%; Madalena Nunes (PSOL): 1% e Ravenna Castro (PMN): 1%.

Na pesquisa estimulada, os votos de todos os concorrentes de Silvio Mendes, somados, totalizam 35%. Ou seja, estão 3% abaixo do percentual alcançado pelo candidato do União Brasil.

A pesquisa do Ipec registrou ainda 10% de votos brancos e nulos e 17% não souberam opinar.

Neste caso, contando-se apenas os votos válidos, se a eleição fosse hoje, a pesquisa aponta vitória do candidato oposicionista no primeiro turno.

Dados técnicos

A pesquisa do Ipec foi divulgada ontem (22) à noite pela TV Clube.  É a primeira sondagem do instituto antes do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, que vai ao ar na próxima sexta-feira (26).

A pesquisa divulgada ontem ouviu 800 pessoas, entre os dias 19 e 21 de agosto em 38 municípios piauienses.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí sob o protocolo Nº 09637/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número br-05787-2022.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, ou seja, quando o eleitor é solicitado a declarar o candidato de sua preferência sem examinar uma lista prévia, Silvio Mendes mantém-se na liderança.

Ele alcança 20% das intenções de voto, contra 17% de Rafael Fonteles; 2% do Coronel Diego; 2% de Geraldo Carvalho; 1% de Gessy Lima; 1% de Gustavo Henrique e 1% de Lourdes Melo. Madalena Nunes e Ravena Castro não foram citadas pelos entrevistados e ficaram com 0%.

Ainda na pesquisa espontânea, 3% citaram nomes que não são candidatos e 9% declaram que votarão nulo ou em branco.

Outros 44% não souberam em quem votar. São os chamados indecisos.

A largada

Como se diz popularmente, a pesquisa mostra um cenário do momento. Trata-se apenas da largada. No decorrer da campanha, os números tanto poderão consolidar as posições dos candidatos quanto alterá-las, a depender de muitas variáveis e também de fatores que são decisivos nas eleições, alguns deles muitas vezes imprevistos.

O levantamento foi feito em todos os estados. Outras duas pesquisas para governador serão feitas pelo instituto até a eleição, a última delas na véspera do pleito.

Até lá os candidatos ainda terão muita sola de sapato e lábia para gastar na corrida pelo Governo do Estado.

(Com informações do G1-Piauí)

Infográficos da pesquisa do IpecTV Clube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *