Jesus Tajra – 90 anos
22 de fevereiro de 2022
A medicina perde um humanista
20 de março de 2022
Exibir Tudo

Magno Bonfim – a imagem que fica

Cinegrafista Magno Bonfim

No segundo semestre de 1988, eu chegava à TV Clube para integrar o Departamento de Jornalismo sem conhecer absolutamente nada de televisão.

Tinha 26 anos e oito de profissão e, modéstia à parte, me garantia na redação de jornal e rádio, mas em TV mesmo era um zero à esquerda.

O elementar eu não sabia: off, “passagem”, plano, contraplano, tudo isso para mim era completamente desconhecido.

Cheguei à TV Clube a convite do jornalista Carlos Augusto, que acabava de retornar à direção de Jornalismo da emissora.

Assumi o cargo de editor-chefe do “Bom Dia Piauí”, que acumulava com a função de repórter político.

Ainda muito cru em TV, saí para fazer a primeira reportagem de rua com o cinegrafista Magno Bonfim, talvez o mais jovem profissional da casa.

Na gravação da “passagem”, aquele momento em que o jornalista aparece na reportagem, sugeri um enquadramento que eu não sabia dizer qual era, pois, como já disse, nada sabia de TV, muito menos do glossário do vídeo.

Estávamos em frente ao Palácio de Karnak e minha ideia era aparecer a um canto da tela e o palácio do governo ao fundo.

Com as pistas que dei, o Magno rapidamente entendeu que eu queria um primeiro plano (do busto para cima).

Assim foi feito. Em seguida, ele me informou o nome do enquadramento. E me deu muitas outras lições ao longo de todo o período em que trabalhamos juntos.

Nunca mais esquecemos dessa passagem. Nem deixamos de rir dela em nossos amistosos reencontros, depois que deixei a TV.

Ontem, passei o domingo fora de Teresina e, quando retorno, à noite, sou surpreendido com a triste notícia da trágica morte do cinegrafista, aos 52 anos.

Durante os cinco anos que passei na TV Clube, tive no Magno Bonfim um excelente companheiro de trabalho, sempre disponível para toda a equipe e, sobretudo, interessado em aprender mais.

Sua dedicação era tanta que, apesar de baixo, logo foi o cinegrafista escolhido para as reportagens que a TV Clube mandava para a Rede Globo, para serem exibidas em rede nacional. Ultimamente, era o diretor de Qualidade de Imagem da TV.

Como seus companheiros de televisão e os amigos que o conheceram mais de perto, também fiquei profundamente abalado com sua partida.

Em mim ficará a lembrança daquele belo garoto, extremamente zeloso com seu trabalho, afetuoso, companheiro e sempre alegre.

Que seu espírito encontre a luz e descanse em paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *