Nazareno Araújo e seu último sonho
16 de dezembro de 2020
Amigo de fé
23 de dezembro de 2020
Exibir Tudo

As memórias de Nazareno Araújo

Contei, na semana passada, quando do falecimento do ex-deputado Nazareno Araújo, que ele estava escrevendo um livro de memórias.

No começo deste ano, recebi uma ligação telefônica dele. Estava animado com o seu livro e queria que eu “desse uma olhada” nos originais.

Contei também que não pude me encontrar com ele e que isso ficou ainda mais difícil depois da pandemia da Covid-19.

A notícia de sua morte, em 16/12, deixou-me duplamente triste. Primeiro, pela perda de um amigo querido. Segundo, por não ter colaborado com a publicação de seu livro.

No mesmo dia, soube por um amigo comum, o ex-deputado Carvalho e Silva, que o livro de Nazareno havia saído, com o título de “Antes que eu esqueça”.

Através de seus netos André Leão e Altamiro de Arêa Leão, recebi em seguida um exemplar da autobiografia, em edição gráfica bem cuidada.

De Floriano a Roraima

No livro, Nazareno mergulha em suas lembranças desde a sua amada Floriano, onde nasceu em 1930. Reconstrói a cidade de sua infância, com sua gente e costumes.

Nessa volta no tempo, passeia por Fortaleza, onde deu prosseguimento aos seus estudos, ainda adolescente, e também por Belo Horizonte, onde se formou em Direito.

Também dá conta do início de sua vida profissional, no então território de Roraima, e dos primeiros passos na política, como vereador de sua terra natal, até chegar à Assembleia Legislativa, ao primeiro escalão do Governo do Piauí e à mesa das grandes decisões do Estado.

Conta ainda de sua convivência com políticos brasileiros, como Ademar de Barros e Jânio Quadros, e piauienses, como Chagas Rodrigues, Tibério Nunes, Petrônio Portella, Helvídio Nunes, Joqueira, Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Lucídio Portella, Hugo Napoleão, Alfredo Nunes, Carvalho e Silva e muitos outros.

Corpo e espírito

A obra, escrita com muita graça, traz um Nazareno Araújo em corpo inteiro. E em espírito – aquele espírito perspicaz, brincalhão e bonachão.

Eu já conhecia muitas histórias do livro, contadas nos encontros que tivemos – Nazareno, Carlos Augusto e eu – com o ex-senador Helvídio Nunes.

Há 25 anos, nos reuníamos mensalmente, em um jantar, para jogar conversa fora.

Mas muitas das histórias do livro eu já não lembrava mais. Então, folhear a obra foi reviver aqueles momentos de alegria. E uma oportunidade para conhecer mais este Piauí velho de guerra.

O ex-deputado Carvalho e Silva havia me informado também que, antes de se internar, Nazareno autografou os exemplares de seu livro para uns 20 amigos.

Foi com alegria que recebi o exemplar que me foi entregue pelos seus netos. E foi com surpresa e emoção que vi que ele estava autografado para mim!

1 Comment

  1. Aqui é a Olivia Dias, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *