Uma breve história de Rufino Damásio
15 de março de 2023
Um idealista e sua história
30 de julho de 2023
Exibir Tudo

O PL das “Fake News”

Imagem reproduzida da BBC Brasil.

O Brasil vive, desde 2020, um apaixonado debate em torno do projeto de lei que busca reforçar a regulamentação e fiscalização sobre plataformas digitais, como redes sociais, aplicativos de trocas de mensagens e ferramentas de busca.

Trata-se do PL 2630, mais conhecido como PL das Fake News, já aprovado no Senado e em discussão na Câmara dos Deputados.

O projeto vem dentro de uma embalagem de luxo, com a pomposa proposta de instituir a “Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”.

Antes de fazer uma breve análise da iniciativa, lanço duas premissas: a primeira é que Fake News existe desde que o diabo era menino. Apenas era batizada com outro nome.

A segunda é que só houve interesse de fato nessa proposta depois que as tais Fake News atingiram mais de perto os políticos mais graduados e outras altas autoridades da República, como ministros do Supremo.

Censura nunca mais!

O discurso contra as Fake News é fácil. Difícil é enfiar na cabeça dos menos avisados que toda essa discussão faz parte de um brutal jogo de interesses envolvendo poder e muito dinheiro.

A internet foi criada com a ideia de ser um território livre. Apesar disso, não é terra de ninguém.

Os que produzem ou recebem e repassam informações falsas através das mídias sociais estão sujeitos a penalidades já definidas claramente na legislação brasileira.

Nessa perspectiva, não há necessidade de criação de novos instrumentos de controle da mídia. Basta aplicar a lei.

O que se busca, na verdade, com o PL das Fake News é a censura pura e simples – alguns abertamente; outros, como o governo, por debaixo do pano. (O controle da mídia é, aliás, uma obsessão petista).

Se tal projeto virar lei, aí, sim, o Brasil vai ficar do jeito que o diabo gosta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *