
Dona Bilu, a última matriarca
3 de novembro de 2025
Da “Primavera Silenciosa” à COP30 – Parte 1
7 de novembro de 2025Histórias de Dona Bilu
Dona Bilu com a neta Isabel Fonteles, primeira-dama do Estado/Imagem: Acervo da família.
Desde segunda-feira (03/11), nas despedidas de Dona Bilu, contam-se muitas histórias sobre ela.
De fato, Isabel Leopoldino Dantas Eulálio, a Dona Bilu, marcou época como primeira-dama de Picos, na segunda metade da década de 1970, e como matriarca da família Eulálio.
O presidente da Agência Municipal de Serviços Públicos de Teresina (Artese), Édson Melo, que exerceu oito mandatos de vereador da capital, contou que participou de muitas reuniões políticas com Dona Bilu, viúva do ex-deputado Severo Eulálio, ex-prefeito de Picos:
– “Fala fácil, sincera e de uma simpatia envolvente. Mulher admirável. Ficamos próximos desde os anos 70, quando eu e o amigo Kleber Eulálio entramos juntos na Universidade de Brasília, ele para Medicina e eu para Engenharia”.
A 1000 por hora
A pianista Carla Ramos, hoje residindo e trabalhando em Fortaleza, guarda esta lembrança de Dona Bilu:
– “Mulher porreta! Haja energia. Invejável! A maior líder política do Piauí. Dona Bilu andava a 1000 por hora. Exemplo de matriarca. Viúva ainda jovem, segurou a onda, cuidando dos filhos. Nunca deixou a peteca cair. Trabalhava nas campanhas dos filhos e dos netos. Cabo eleitoral de primeira linha. Nunca vi tanto vigor, tanta disposição! Coragem, garra, exemplo de vitalidade e energia. Quase 100 anos de muita glória”.
Vida mansa
Esta outra história é contada nos meios políticos: quando o conselheiro Kleber Eulálio, seu filho mais velho, tomou posse no Tribunal de Contas do Estado, em 2015, Dona Bilu fez questão de estar presente à solenidade, carregando nos ombros seus bem-vividos 87 anos.
Na ocasião, Kleber Eulálio encerrava sua longa carreira política, que já durava mais de 30 anos.
Durante esse período, exerceu oito mandatos consecutivos de deputado estadual; presidiu quatro vezes a Assembleia Legislativa; foi secretário de Governo em várias ocasiões e prefeito de Picos por dois anos.
No meio da cerimônia de posse, o jornalista Pedro Alcântara, reconhecendo o protagonismo de Dona Bilu na política estadual, entende de fazer uma entrevista com a mãe do novo conselheiro.
– O que a senhora, como mãe, acha da vinda do dr. Kleber Eulálio para o Tribunal de Contas?
Ela estava com a resposta na ponta da língua:
– Meu filho merece. Ele já trabalhou muito.
O próprio conselheiro conta essa tirada de sua mãe em momentos de descontração, e agora certamente relembra o episódio com saudade.

