
O FOQUINHA 9 – Padre na mira do prefeito
28 de setembro de 2025Como eu contava no domingo passado, a Arquidiocese de Teresina mandou a Água Branca o vigário-geral, monsenhor Mateus Rufino, para ver de perto o que estava acontecendo na cidade.
O fechamento do jornalzinho O Águia, do nosso grupo de jovens, por determinação do prefeito, e a resistência que fazíamos ao ato, repercutiam na imprensa de Teresina.
Então, menos de um mês depois do decreto fechando o jornal, o vigário-geral da Arquidiocese foi à cidade e marcou um encontro com nosso grupo de jovens para se inteirar da situação.
Ao retornar a Teresina, ele escreveu um artigo especialmente para nosso jornalzinho, publicado no auge da tensão vivida pelo nosso grupo de jovens e também por nossas famílias.
O artigo do Monsenhor Mateus
“Palavra de amigo
Não fui solicitado a fazê-lo.
Com espontaneidade e alegria, quero dizer aos jovens que fazem “O ÁGUIA” minha palavra de estímulo e apoio: para frente.
O jornalismo é uma caminhada e uma luta. Só enfrentam e assumem os espíritos audaciosos.
Fazer jornalismo NA VERDADE, NA JUSTIÇA E NO AMOR para conscientizar e movimentar a comunidade no rumo de um autêntico crescimento não é fácil. É confortador quando, no juízo da História, for reconhecido o valor dos que o enfrentam.
Vocês formam o grupo de JOVENS AMIGOS DE CRISTO. Tal amizade é já uma segurança de que estão bem acompanhados, e, mesmo morrendo, vencerão”.
Mas a visita do monsenhor Mateus não produziu apenas o artigo de apoio ao nosso grupo de jovens.
Na próxima semana, conto outro desdobramento da visita, a título de incentivo para os jovens, lição para a Igreja e testemunho de uma época.
