
O FOQUINHA 14 – O barulho da redação
2 de novembro de 2025
Histórias de Dona Bilu
5 de novembro de 2025A família Eulálio perdeu, hoje (03/11), em Teresina, Isabel Leopoldino Dantas Eulálio, a Dona Bilu, a última matriarca da política piauiense. Ela faleceu aos 97 anos.
Viúva do ex-deputado federal Severo Eulálio, um dos mais aguerridos líderes políticos de sua geração, era avó do presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio Neto, e da primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles.
Dona Bilu era uma personalidade conhecida e muito admirada no meio político estadual. Uma liderança nata, de espírito agregador.
Com o precoce falecimento do marido, aos 49 anos, em acidente automobilístico ocorrido na BR-316, em 24 de novembro de 1979, quando era prefeito de Picos, ela tornou-se arrimo da família.
Nessa condição, cuidou zelosamente dos oito filhos – Kleber, Karenina, Katia, Severo Filho, Kênia, Karla, Karlena e Kelsen.
Esteve ao lado de cada um nos momentos alegres e nos de aflição.
Todos se afirmaram como profissionais bem-sucedidos, respeitados e sempre obedientes aos seus conselhos.
Na política
Também assumiu o comando político da família. Se já participava ativamente das campanhas políticas do marido – que foi também deputado estadual e deputado federal, acumulando vitórias e derrotas nas urnas – continuou na luta apoiando o sobrinho Oscar Eulálio, deputado estadual de 1971 a 1983.
Em 1982, a família lançou à Assembleia Legislativa o jovem médico Kleber Eulálio, o filho mais velho de Dona Bilu.
Ele ficou na suplência e se efetivou no mandato em 1985, com a renúncia do deputado Deoclécio Dantas para assumir o cargo de vice-prefeito de Teresina.
Exerceu oito mandatos seguidos de deputado, presidindo a Assembleia Legislativa em quatro ocasiões.
Encerrou sua carreira política como prefeito de Picos, depois de ser eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, em 2015.
Por último, já em idade avançada e em cadeira de rodas, Dona Bilu participava das campanhas do neto Severo, que está no terceiro mandato de deputado estadual e preside a Assembleia Legislativa.
Ela colaborava com o que estava ao seu alcance. Desse modo, fazia ligações telefônicas, mandava santinhos com o número do candidato, enfim, pedia voto…
O exemplo que fica
Contemplada com a graça de uma vida longa, Dona Bilu viveu grandes alegrias, com o triunfo dos filhos, netos e bisnetos, e também dores profundas, com a perda de dois filhos, Severo (em 2023) e Katia, em 19 de setembro passado.
Vai-se a mulher de fibra, depois de cumprir sua jornada terrena, e fica o seu exemplo de matriarca que atravessou os tempos combatendo o bom combate.

