
O FOQUINHA 2 – Como cheguei ao jornalismo
10 de agosto de 2025Uma semana depois do doloroso silêncio da poetisa Graça Vilhena, um novo choque: o voo sem volta do poeta-passarinho William Melo Soares para as lonjuras do Infinito.
O corpo do poeta foi encontrado sem vida ontem (11/08), no sítio onde morava sozinho, no município de Nazária, na Grande Teresina.
Ele tinha 72 anos. Não sei se vendia saúde, mas em junho passado, como fazia costumeiramente, esbanjava alegria e afeto no Salão do Livro do Piauí, onde nos encontramos várias vezes.
Geração Mimeógrafo
William Melo Soares, o Poeta, como o chamávamos, era uma das figuras mais queridas da cena cultural de Teresina.
Ele nasceu como artista da palavra no ventre da Geração Mimeógrafo dos anos 70.
Até que tentou fazer poesia engajada, como exigia a época, de censura e outras brutalidades, porém o lirismo que trazia no peito falou mais alto.
Poesia a granel
Entre um livro e outro, vendido de mão em mão, especialmente nos bares e nas feiras literárias, recorreu a outros suportes para divulgar seus poemas: camisetas, adesivos plásticos e cartazes em silk-screen, com primorosas ilustrações de artistas gráficos piauienses, todos seus fãs.
Na primeira gestão do prefeito Silvio Mendes, conseguiu com que os poemas dele circulassem na cidade toda, de carona, no projeto “Poesia no Ônibus”, idealizado por ele mesmo.
Antologia
Estivemos juntos em algumas empreitadas literárias. Por último, me escolheu como seu editor, para dar um mínimo de profissionalismo à sua obra.
Lançamos em 2015 sua antologia provisória, “Nadança dos Peixes”, patrocinada pelo Itacor, com projeto gráfico do Paulo Moura.
A partir daí o livro foi selecionado em três editais da Secretaria Estadual de Educação e em um da Prefeitura de Teresina, para aquisição de obras de autores piauienses.
Com isso, preparamos uma segunda edição, revista, ampliada e melhorada. Até hoje não adquiriram um só exemplar. Coisas do Piauí!
O Poetinha baixou à sepultura com esse desapontamento.
Que sua boa alma descanse em paz!

Capa da primeira edição da Antologia / Imagem: Reprodução

Capa da segunda edição da Antologia/ Imagem: Reprodução