Lembrando Macário Oliveira
8 de janeiro de 2021
O DIA, patrimônio histórico e cultural do Piauí
1 de fevereiro de 2021
Exibir Tudo

2021, o “Ano Carlos Said”

A quinta-feira passada, dia 14, assinalou o transcurso dos 90 anos de nascimento do professor, advogado e jornalista Carlos Said.

Quando me dei conta da data, lamentei por não ter escrito uma mensagem, por pequena que fosse, para me associar às manifestações de regozijo pelo dia do aniversariante.

Logo concluí, porém, que o aniversário de um homem da expressão de Carlos Said não é para ser celebrado em um dia, apenas. Especialmente quando se trata de uma data redonda. É uma comemoração que deve se prolongar por mais tempo.

Sendo assim, proponho que todo o 2021 seja o “Ano Carlos Said”, para que se possa, enfim, prestar-lhe todas as homenagens de que se faz merecedor.

Então, que cada instituição que teve o privilégio de contar com a sua presença e o brilho de sua inteligência programe a sua homenagem – a Universidade Federal do Piauí, a OAB, o Sindicato dos Jornalistas, a Associação dos Cronistas Desportivos do Piauí, o Sindicato dos Radialistas, etc.

A Academia Piauiense de Letras, que tenho o privilégio e a honra de presidir no momento, vai abrir esse programa de celebração do “Ano Carlos Said”, homenageando-o com a Medalha Lucídio Freitas, a nossa mais importante comenda.

Será um reconhecimento público de sua dedicação à literatura. Poucos no Piauí resenharam tantos livros quanto ele, nas últimas décadas, jogando luzes sobre as obras de autores consagrados e novatos, reconhecidos e anônimos, sempre com uma palavra de estímulo.

Viva o “Magro de Aço!”. E ai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *